"Period: End of Sentence", ou "Período: O Estigma da Menstruação" em português, é um documentário da Netflix cujo objetivo é dar a conhecer o impacto negativo que a menstruação tem nas mulheres de países em desenvolvimento.
Na Índia, a menstruação é um tabu, as adolescentes não falam entre elas sobre o assunto, nem tão pouco com as suas mães, as mulheres mais velhas não compreendem a finalidade e os homens desconhecem completamente ou associam a uma doença. Aliada à vergonha, a desinformação contribui para que a menstruação seja vista como algo negativo associado às mulheres, sendo consideradas indecentes durante o período menstrual e, consequentemente, são impedidas de entrar nos templos sagrados nesta altura.
O documentário acompanha um grupo de mulheres indianas que vive numa aldeia perto de Deli, e percebemos o quão limitadas estão pela menstruação. Mais do que conhecer outras realidades, também percebemos que na nossa sociedade somos privilegiadas porque podemos ir a qualquer espaço comercial e comprar pensos, tampões, copos menstruais sem ter alguém que julgue. Estas mulheres indianas usam panos velhos para absorver o sangue, estando expostas a infeções, e enterram-os durante a noite, sem que ninguém veja.
Apenas cerca de 10% das mulheres deste país usam pensos higiénicos. Muitas nunca ouviram falar em tal coisa, mas as que têm este conhecimento acreditam que podem ir até ao fim do mundo se os usarem. Infelizmente, é assim... a menstruação, algo que é natural do corpo feminino, coloca limitações pessoais e profissionais às mulheres de várias partes do mundo, inclusive dita o fim da educação escolar das mesmas.
Então, numa pequena aldeia, em Kithikhera, o "The Pad Project" instalou uma máquina para que um grupo de mulheres pudesse fazer pensos higiénicos, possibilitando que estes produtos cheguem a mais mulheres, bem como para oferecer uma forma de sustento, de ganhar o próprio dinheiro, a quem os produz, o que resultou em mulheres independentes e mais respeitadas pela família e, muito importante, que não se vêem limitadas pela menstruação.
Crédito imagem
Ando muito curiosa com este documentário desde que soube da sua existência através dos Óscares! Realmente neste sentido, nós mulheres que vivemos em países desenvolvidos somos privilegiadas porque no passado outras mulheres lutaram para que nós pudéssemos falar livremente sobre o período. Não conhecia o ''The Pad Project'' mas é sem dúvida um projeto a louvar!
ResponderEliminarAdorei o post e já estou a seguir o blog! Beijinhos,
http://averamarques.blogspot.com
Obrigada Vera. Sim, realmente somos e, de certa forma, custa-me a por-me no lugar destas mulheres... é algo tão normal para nós...
EliminarObrigada, Jéssica. Adorei o documentário também. Fez-me pensar nos meus quase 30 anos de relacao com "a visita" e na melhor abordagem para ter com as minhas filhas. Estou a preparar um post sobre o assunto também e com referência ao documentário. Obrigada!
ResponderEliminarJá tinha ouvido falar, mas não sabia bem do que se tratava.
ResponderEliminarÉ tão estranho saber que isto para nós é algo normal e saber que há países\culturas que não o compreendem e agem como se fosse algo absolutamente indecente...
Obrigada pela partilha, vou ver!
Beijinho