Cinema | A Lista de Schindler


Oskar Schindler é membro do partido Nazi e braço direito de muitos senhores da guerra e do próprio partido. É um empresário alemão que vê a II Guerra Mundial como uma oportunidade para enriquecer, fornecendo o exército Nazi com munições de baixo custo. Mas também é o homem que salvou mais de 1100 judeus, graças à sua estratégia de negócio onde "escravizava" judeus justificando-se com a mão de obra barata, para assim garantir que eram bem alimentados e tinham acessos a cuidados.

Não tendo uma visão dos campos de concentração (de extermínio) que vemos na maioria dos filmes do género, este filme retrata a crueldade da perseguição aos judeus, sem qualquer suavização, em que a grande parte da ação acontece num campo de trabalho, em que não existiam fornos nem câmaras de gás, e onde os escravos continuavam a utilizar as próprias roupas e penteados, iludindo-se que estariam ali para trabalhar e não para morrer.

Continua a ser admirável a coragem que este homem teve para enganar os Nazis, e fazer do seu negócio um bote salva-vidas para centenas de judeus, sem que nunca perder a postura perante um dos grupos mais cruéis que o Mundo já conheceu.

Vencedor de vários Oscars, incluindo o de Melhor Filme, "A Lista de Schindler", continua a ser um filme que é obrigatório ver. Para além da própria história, tecnicamente está muito bem conseguido, e o facto de ser a preto e branco dá um efeito de documentário, o que o torna, na minha opinião, mais impactante, uma vez que realmente documenta uma parte realmente negra da História.

É importante recordar o passado para que não se repitam os mesmos erros, mas também para percebermos que a maldade humana não conhece limites. Mas parece que a bondade também não os conhece, e é bom que tenhamos isso presente.

3 comentários:

  1. Nunca vi o filme, mas é sem dúvida um dos filmes que eu mais quero ver!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daqueles filmes que devíamos ver pelo menos uma vez na vida!

      Eliminar
  2. Tenho este filme na minha lista há tanto tempo e ainda não lhe dei uma oportunidade. Tenho mesmo de o fazer, porque acredito que seja preciso.
    Um beijinho

    ResponderEliminar