Cinema | 5 filmes natalícios

A árvore de Natal foi enfeitada, tal como manda a tradição, no dia 1 de Dezembro, portanto a época natalícia está oficialmente aberta! Adoro este espírito, a inocência e a magia associada ao Natal, que me faz sentir que voltei à infância. Não deixa de ser curioso o facto de vibrar cada vez mais com esta época à medida que os anos passam.

Todos os anos passam na televisão, especialmente nos canais generalistas, imensos filmes que imediatamente associamos ao Natal, sejam eles natalícios ou não. O que é certo é que Natal sem eles, não é Natal. Particularmente, adoro os filmes da Disney, lá está, pela magia, mas a lista dos meus filmes preferidos para ver nesta época não se resume apenas aos filmes de animação. Deixo-vos aqui alguns desses filmes.


1. Sozinho em Casa: O que é feito do Natal se não tivermos "Sozinho em Casa"? Já vi todos os filmes da saga que envolve a invulgar história de uma criança que fica esquecida pela família sempre que planeiam passar o Natal fora, e que inevitavelmente acaba por se meter em sarilhos. De todos os filmes da saga, o meu preferido é, sem dúvida, o "Perdido em Nova Iorque".



2. Um Conto de Natal: Ebenezer Scrooge é um velho avarento que não acredita no espírito natalício. Então, na véspera de Natal recebe a visita de três fantasmas: o Natal Passado, o Presente e o Futuro, que o levam numa viagem de reflexão, onde o velho tem que abrir o seu coração e aprender a ser generoso, a ajudar o próximo e a amar, antes que seja tarde demais e acabe sozinho. Este é um filme que me acompanha desde a infância e que transmite valores que muitas vezes nos esquecemos.



3. Frozen: Inspirado num conto de Hans Christian Andersen, "A Rainha da Neve", este filme narra a história de duas irmãs de Arendelle. A jovem e princesa Anna, com a ajuda de Kristoff, um trabalhador do gelo, a sua rena de estimação Sven e um boneco de neve que sonha com o verão, Olaf, tenta encontrar a sua irmã, a Rainha Elsa, que tem o dom da magia e, com ele, leva o inverno eterno para o seu reino. É, acima de tudo, uma história de amor entre duas irmãs.



4. A Bela e o Monstro: Esta é outra bonita história de amor para ver nesta época festiva. Bela vivia com o seu pai, um mercador que perdera a sua fortuna. Numa ida à cidade, Bela pediu ao pai que lhe trouxesse uma rosa. No regresso a casa, o mercador foi apanhado por uma tempestade e abrigou-se um castelo mágico que tinha um jardim de rosas. Ao colher a flor, o dono do castelo, o Monstro, impôs-lhe a condição de que para viver teria que entregar uma das suas filhas. Bela entregou-se e, pouco a pouco, o Monstro, que inicialmente era pavoroso, mostrou-se um ser sensível e capaz de amar.



5. Shrek: Shrek, um ogre verde, solitário e que vê o seu pântano cheio de criaturas mágicas, e o seu amigo burro, travam uma luta para resgatar a princesa Fiona do castelo onde está presa, para que Farquaad possa casar com ela e tornar-se rei, em troca, Shrek pode ter o seu pântano de volta. No entanto, Shrek e Fiona apaixonam-se. Fiona esconde um segredo: todas as noites se transforma em ogre, é a sua maldição e apenas o beijo do verdadeiro amor lhe pode devolver a sua verdadeira forma. Apesar de todas as confusões e intempéries que acontecem pelo meio, Shrek interrompe o casamento da princesa com o vilão e dá-lhe o esperado beijo, revelando a verdadeira forma de Fiona.


3 comentários:

  1. Um Conto de Natal é imprescindível :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro o Natal e também montei a minha árvore no dia 1 :)
    O Sozinho em Casa é mesmo aquela tradição de Natal, vejo sempre. Mas todos estes me parecem ótimas opções para esta altura, adorei a lista!
    Beijinhos

    ResponderEliminar