"A melhor rede social ainda é uma mesa rodeada de amigos!"
Isto é algo que tenho ouvido constantemente desde que as redes sociais, mais propriamente o Facebook, tomaram conta da nossa vida social. As conversas em pessoa foram trocadas por teclas e caixas de texto com imensos emojis, o que me leva a deduzir que, embora esta tecnologia viesse permitir diminuir a distância física que separa as pessoas, também "desligou" o contacto daquelas que estão próximas.
Noto esta diferença principalmente em casa. As pessoas, antes do acesso facilitado à Internet e a computadores portáteis/ smartphones, sentavam-se à mesa durante as refeições e estabeleciam conversas que promoviam as relações entre eles, os momentos em frente à televisão ou a fazer outro tipo de programa eram muito mais proveitosos. Agora é normal mexer-se no telemóvel durante as refeições? Quando é que isto aconteceu?
O mesmo se passa nas conversas de café. Cada vez existem menos. É por isso que acho que já nem a frase acima faz sentido. Um café pode ter todas as suas mesas ocupadas mas raramente se houve aquele barulho de fundo das pessoas a falar umas com as outras. Todos estão com as caras iluminadas devido à luz emitida pelos ecrãs, e provavelmente até estão nessas ditas caixas de texto a enviar mensagens para pessoas da mesa ao lado.
E se falo aqui de redes sociais, também podia falar da falta que as crianças têm de brincar na rua, de chegar a casa todos sujos, a reclamar que ainda é cedo e que queriam ficar mais tempo a brincar à apanhada. A falar de fazer amizades, amizades daquelas que nós ainda tivemos, ou muitos de nós tivemos. Enquanto isso passam a vida nos jogos online ou PlayStation. Não sou nenhuma mulher das cavernas, reconheço que as redes sociais são muito proveitosas, eu que não passo um dia sem ir ao Facebook nem ao Instagram, no entanto, concordo completamente que ainda não existe melhor rede social do que uma mesa rodeada de amigos, seja acompanhada com um bom vinho ou com um baralho de cartas.
Gostei do teu post e tens toda razão. O nosso mundo real é muito mais bonito e libertador e tem mais gargalhadas do que o mundo virtual.
ResponderEliminarPor vezes as conversas estão submetidas a emojis e acabou.
Se os cafés se enchessem com conversa saberiamos da vida das pessoas da boca delas e n porque publicaram.
Novo post|
http://grandesonhadorablog.blogspot.pt