Cinema | Os Dois Papas


O controverso Papa Bento XVI reúne-se com o Cardeal Jorge Bergoglio - hoje conhecido como Papa Francisco -, numa época um tanto escandalosa para a igreja católica, marcada pela descrença na própria entidade, ambos com visões opostas sobre o que deveria ser o caminho e a imagem da igreja.

A passagem de um Papa tradicional e conservador, que já havia habituado as altas vozes da igreja católica, como Bento XVI, que renuncia ao cargo para dar lugar a um Papa liberal e progressista como o atual, com o aval do primeiro, tornou o momento da sua saída ainda mais inesperado e misterioso. Ambos tinham as suas divergências de ideias quanto à igreja e à fé, e estas eram conhecidas. Este documentário, Os Dois Papas, retrata os encontros onde o Papa Bento XVI tentava encontrar pontos de convergência com o então Cardeal, de modo a que este lhe pudesse suceder após a sua renúncia.

Pessoalmente, considero que não tenho religião. Não conheço muitos aspetos da própria religião cristã. Mas, consegui ver este filme e tirar boas lições dele. Vivemos numa época em que somos cada vez mais intolerantes, especialmente no que toca a ideias diferentes das nossas. E isto é um problema a nível mundial. A discórdia de ideias causa muita vezes conflitos e ignora-se que a discussão civilizada dos mesmos seria um meio e uma oportunidade de aprendizagem. E este filme é um meio para nos levar a pensar nestes mesmos problemas, em que duas pessoas com ideias e visões completamente opostas conseguem criar laços.

Sem comentários:

Enviar um comentário