Alentejo interior | Festas populares

Numa aldeia bem no interior do Baixo Alentejo, a cerca de 30kms de Beja e outros tantos de Évora, onde não existem centros comerciais, cinemas ou trânsito. Apenas três ou quatro pequenos cafés e lojas familiares que são locais de reunião das donas de casa, a maioria já reformada e envelhecida, e dos pastores e agricultores que fizeram e fazem dos campos dourados circundantes toda a sua vida.

O Verão, apesar do calor que muitas vezes chega perto dos 40ºC nesta zona do país, também significa o regresso dos filhos, netos, irmãos e sobrinhos que a certa altura decidiram emigrar e ir em busca de uma vida melhor e um futuro mais promissor. Traz com ele também as noites amenas onde as crianças brincam despreocupadas no único parque infantil da aldeia enquanto os pais se reúnem naquele mesmo espaço, discutindo assuntos do quotidiano. Também é hábito, durante estas noites, estar "ao fresco", novos e velhos, sentados à porta dos vizinhos, a trocar dois dedos de conversa até que seja tarde o suficiente para ir dormir, para que no dia seguinte se possa repetir tudo novamente.

O Verão também significa, tal como um pouco por todo o país, o regresso das festas populares, normalmente associadas a eventos religiosos. E estas, para estas pessoas que sempre viveram no interior alentejano, são talvez a melhor parte de todo o ano. Com a família reunida, juntam-se a outras para dar um pezinho de dança e deixar, por instantes, o trabalho do campo, os animais e o tempo para trás. Este fim de semana as festas populares voltam à minha terra e, entre procissões, bailes populares e cantares alentejanos, a boa gastronomia a que sempre fomos habituados estará sempre presente.

Fotografia

1 comentário:

  1. O Verão traz o tempo de festas e alegria. As festas de rua unem as pessoas que celebram em conjunto. Gostamos muito do companheirismo que se faz sentir por estas festas e da bela da fartura!

    ResponderEliminar