Cracóvia, Polónia | Dicas e curiosidades

Cracóvia foi uma novidade para mim. Uma cidade à qual me rendi completamente, extremamente limpa e arranjada e, os seus edifícios são uma mistura interessante da arquitetura medieval, tradicional e moderna.

Hoje partilho algumas curiosidades sobre a cidade:

O símbolo da cidade | O Dragão de Cracóvia é uma das mais antigas e conhecidas lendas do país mas também é o símbolo da cidade. Conta a lenda que após um período de prosperidade, os animais começaram a desaparecer sem motivo algum. Um dia, um jovem descobriu não só a gruta, mas também o dragão que nela habitava. A família real, à qual pertencia o mítico governante Krakus, fez uma proposta aos homens que ali habitavam: quem matasse o dragão, devolvendo assim a tranquilidade à cidade, casaria com a princesa. Após tentativas de vários homens, um sapateiro ofereceu um carneiro envenenado com enxofre, o dragão comeu-o e, devido à sede com que ficou, bebeu água do rio Vístula até explodir. Existem várias versões da mesma lenda, inclusive há quem diga que não foi o desaparecimento dos animais que levou à morte do dragão, mas sim o facto de este se alimentar das mulheres virgens.

O fogo | A gruta do dragão é um local turístico e à porta desta está uma estátua do dragão que cospe fogo pela boca.

Andar a pé | Não tive a oportunidade de explorar qualquer transporte em Cracóvia pelo facto de a cidade permitir, e pedir, os passeios a pé, uma vez que é plana e bastante limpa.

Złoty | Na Polónia não se utiliza o Euro, mas sim o Złoty. Apesar das oscilações dos valores de câmbio, 1€ equivale a cerca de 4,30PLN. Todas as compras serão mais justas se pagarem na moeda local e não em euros, pois a taxa de câmbio pode sair cara se pagarem com euros nos locais onde é aceite.

Trompete | Uma das tradições da cidade é um trompetista tocar, do alto da igreja, quatro vezes uma melodia que termina de forma abrupta. Diz a lenda que é uma homenagem ao trompetista que morreu por causa de uma flecha numa das invasões dos mongóis, sendo que a última nota a ser tocada antes de terminar a melodia significa o momento da morte deste.


3 comentários:

  1. Parece ter sido uma viagem absolutamente maravilhosa, fiquei com vontade de conhecer o local! Obrigada pela partilha, um beijinho **

    https://bauderecordacoes24.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Gostei das curiosidades, obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar