
Há imenso tempo que queria visitar este local em particular e, dentro de poucas semanas, lá estarei. Falo do Campo de Concentração de Auschwitz. Apesar de não ser um local para se visitar de animo leve, acredito que toda a gente devia fazer um esforço para o fazer, para se colocar frente a frente com um dos pontos mais negros da História da Europa, do Mundo, da nossa História, e com as proporções gigantescas que a maldade humana pode atingir.
Por muitos filmes e documentários que vejamos, por muitos livros que leremos é completamente diferente de andarmos pelos locais que foram palco dessa mesma História, de vermos com os nossos próprios olhos a dimensão dos acontecimentos, de associarmos cada pessoa que por ali passou a um rosto, um nome, uma família, e não a números.
Percebo que não irei compreender tudo o que os milhares de pessoas que por ali passaram sofreram, nem sequer conseguirei imaginar a dor que sentiram, mas sei que serão murros no estômago que me farão lembrar, seja em que situação for, que há História que não se pode repetir. E, para isso, há que encarar o passado e aprender com ele, aprender com estes erros que tiveram consequências devastadoras.
Com o passar dos anos vem o esquecimento e a História repete-se. E é por isto que defendo que todos deveríamos ter a oportunidade de aprender com o passado para que nunca nos esqueçamos, em momento algum, que existe um lugar onde se pode ver tudo o que os humanos já fizeram de pior, um lugar chamado Auschwitz.
Também é um dos locais que mais quero visitar...
ResponderEliminarAguardo uma publicação sobre esta visita, querida.
Um beijinho