Instagram | What If a Girl In The Holocaust Had Instagram?

E se, durante o Holocausto, uma adolescente tivesse Instagram? A resposta a esta pergunta parece estar no perfil de Instagram @eva.stories, um projeto que usa esta rede social para contar a história de uma menina de 13 anos, vítima do Holocausto.

Baseadas no diário (verídico) de Eva Heyman, uma menina judia que vive na Hungria ocupada pelos nazis, as stories publicadas, com direito a filtros e hashtags, fornecem uma visão dos últimos meses de Eva até ao seu transporte para Auschwitz, em Junho de 1944, onde viria a morrer numa câmara de gás do campo de concentração em Outubro desse mesmo ano.

Os primeiros vídeos foram publicados há cerca de 2 dias - dia 1 de Maio, Dia da Lembrança do Holocasto - e a conta já conta com mais de 1,2 milhões de seguidores. Apesar da controvérsia que já causou, o projeto foi lançado em memória dos cerca de seis milhões de judeus mortos durante o Holocausto e serve também para sensibilizar as novas gerações relativamente a este período negro da história da humanidade. É importante continuar a aprender com o passado, para que os mesmos erros não se cometam no futuro.

3 comentários:

  1. Muito interessante. Ainda não conhecia a conta e o projecto, mas é sem dúvida algo que é importante partilhar.
    Um beijinho grande*
    Blog DOMOV

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido falar desta conta mas ainda não passei por lá. Acho uma ótima ideia para sensibilizar as pessoas sobre o que aconteceu!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia é mesmo essa, não deixar cair no esquecimento.

      Eliminar