5 Mulheres que me inspiram

Vivemos numa época em que o homem ainda predomina quando se fala na ocupação de cargos de relevo, em que as mulheres têm um ordenado mais baixo do que o dos homens, em que na maioria das casas portuguesas a mulher ainda é a única responsável pela casa e pela educação dos filhos, e muitas ainda nem têm voz. Mas acredito que vamos progredindo com vista à igualdade.

E hoje, sendo o Dia Internacional da Mulher, deixo-vos aqui uma lista com algumas das mulheres que são uma verdadeira inspiração para mim.


Oprah Winfrey
Mulher, negra e fora dos padrões de beleza, Oprah construiu um império contra todas as probabilidades, tento em conta o seu nascimento e infância, e superou qualquer preconceito. Após ter apresentado o The Oprah Winfrey Show durante 25 anos e assim ganhar o seu terreno no mundo da televisão, Oprah também é atriz, uma influente crítica literária e editora da própria revista. É uma das mulheres mais filantropas da atualidade e a sua influência é gigante, incluindo na política norte-americana, onde apoiou a candidatura de Barack Obama à presidência dos EUA em 2008.



Michelle Obama
Negra, nascida e criada em Chicago, Michelle fez carreira como advogada e também trabalho comunitário até se tornar, em 2008, a primeira afro-descendente a ocupar o cargo de Primeira-Dama dos EUA. Recentemente, lançou o livro da sua história, "Becoming". É considerada um ícone da moda, pelo seu estilo, elegância e postura confiante.



Marie Curie
Marie Curie foi uma das mentes mais brilhantes do século passado. Esta cientista franco-polaca foi pioneira na pesquisa da radioatividade e descobriu dois elementos químicos, mas também foi a primeira mulher a ganhar não um prémio Nobel, mas dois - Nobel da Física em 1903 e da Química em 1911 -. Fundou ainda os Institutos Curie de Paris e Varsóvia, que atualmente ainda são reconhecidos centros de pesquisa médica. A considerada mãe da física moderna, lutou para ser reconhecida numa área de homens, ao lado do seu marido Pierre Curie.



Malala Yousafzai
Em 2012, Malala frequentava a escola às escondidas e foi baleada por um homem armado. Após ter estado em estado grave, foi transferida para o Reino Unido e, uma seguinte ameaça de morte por parte dos talibãs desencadeou um movimento de apoio internacional. Considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, Malala ganha o Nobel da Paz pela sua luta pelo direito de todas as crianças à educação e contra a repressão de crianças e jovens. Atualmente, Malala é uma ativista paquistanesa que defende os direitos das mulheres e o acesso à educação na sua região natal, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola.



Anne Frank
Anne Frank foi uma adolescente alemã de origem judaica, vitima do Holocausto. A ascensão nazi e o sentimento antissemita fez com que a sua família, tal como muitas outras, fosse obrigada a fugir do país por temerem o futuro. Durante vários anos viveu escondida e foi no abrigo secreto que escreveu o seu famoso diário. Não sobreviveu aos campos de concentração, mas ainda hoje continua a transmitir esperança através do "Diário de Anne Frank", escrito numa época em que a humanidade atravessava um dos períodos mais negros.


Quem são as mulheres que vos inspiram?

1 comentário:

  1. São mesmo todas mulheres muito inspiradoras que valem a pena serem partilhadas com o mundo vezes e vezes sem conta.

    ResponderEliminar