Amor é bondade, carinho e felicidade. Amor é compreensão, partilha e ajuda. Amor é colocar um sorriso no rosto do outro quando o resto não é um mar de rosas. É uma caminhada conjunta. É apoiar os sonhos e objetivos um do outro. O amor é bonito. O amor pode ser tantas coisas, pode ser demonstrado de tantas formas, mas nunca, nunca, deve ser doloroso.
Mais do que pensar no presente perfeito para dar ao namorado/a ou companheiro/a, ou no jantar para celebrar a data, é importante refletir sobre a triste realidade que se vive no nosso país. Segundo um estudo realizado, cerca de metade dos jovens dizem que já sofreram algum tipo de violência durante o namoro e 67% acha normal que a violência exista nestas circunstâncias. E isto é preocupante.
Todas as formas de violência no namoro, seja física, psicológica, verbal, sexual, social ou digital não são aceitáveis e só têm como objetivo magoar, assustar e humilhar a vítima. Isto não é amor e quando acontece não é só uma única vez. Repete-se sempre que haja algo que não agrada à pessoa que é suposto ser um companheiro, que é suposto gostar de nós e, por norma, intensifica-se.
É preciso acreditar que há pessoas e instituições que podem ajudar quem se encontra nesta situação. A violência não é solução seja em que circunstância for. É preciso detetar os sinais a tempo e, acima de tudo, denunciar, para que finais como os das mulheres que já perderam a vida este ano não se repitam.
Para denunciar à APAV:
Linha de Apoio à Vitima (das 09h às 21h): 116 006. É gratuito e confidencial.
Essa taxa é assustadora. assim como é assustador os jovens acharem que é normal mexerem no telemóvel do namorado (que isso é um direito deles inclusive), que é normal que lhes escolham a roupa para vestir, que não gostem que falem com determinados amigos.. Andamos a falhar tremendamente na prevenção da violência nos adolescentes.
ResponderEliminarhttps://www.sonhamasrealiza.pt/
Mais do que na prevenção da violência, acho que estamos a falhar na transmissão de valores.
EliminarEste assunto é mesmo algo que nos faz pensar... É que quando começa torna-se repetitivo e não, não é nada natural ter alguém a querer controlar a forma como sou e como ajo. É normal discordarmos, mas amar, é aceitarmos o que achamos ser defeito no outro e respeitar.
ResponderEliminarUma infeliz realidade que não é de agora..
EliminarSim, é assustador que se ache normal maus tratos, sejam físicos ou psicológicos... Temos muito que educar ainda... Espero conseguir passar essa mensagem à minha filha! Os meus pais foram excelentes pais, não discutiam, o meu pai sempre foi presente, cooperante, romântico e eu acabei por estar 8 ano numa relação que não me fez muito bem e a minha irmã acabou mesmo mal... Não sei o que falhou, nunca tivemos necessariamente uma conversa mas o exemplo era mesmo bom! Também dos meus avós e a minha outra avó sempre me disse para nunca deixar que homem nenhum me fizesse mal!
ResponderEliminarentretanto descobri o Ricardo e foi o melhor que me podia acontecer :D
Vocês tiveram bons exemplos, mas provavelmente as pessoas com quem mantiveram uma relação não o tiveram. Ou tiveram e agem assim por outro motivo. Não sei, não consigo encontrar explicação para estas monstruosidades.
Eliminar