Roma, Itália | Dicas e curiosidades


1. Segundo a lenda, os irmãos gémeos Rómulo e Remo foram abandonados ainda bebés na zona onde hoje é a cidade, e foram adotados por uma loba, que os amamentou. Anos depois, já crescidos, terão lutado entre si pelo poder sobre o território, e Rómulo acabou por matar o seu irmão, e assim fundar a cidade de Roma, em 753 a.C. O símbolo da cidade é a loba a alimentar os irmãos.

2. Ainda há quem se refira a Roma como a "Cidade Eterna", uma vez que é a mais antiga cidade continuamente habitada do mundo. Para além disso, os romanos acreditavam que independentemente do que acontecesse no mundo e com os outros impérios, Roma iria durar para sempre.


3. Os italianos são considerados dos povos mais comunicativos do Mundo, e não é mentira. Seja na rua, no metro, ou numa fila de supermercado, seja com pessoas conhecidas, outros italianos ou até mesmo turistas, eles adoram conversar em voz alta. Por isso, não se admirem se durante uma viagem de transporte público se meterem convosco numa tagarelice sem fim.

4. Espalhados por toda a cidade estão os tradicionais bebedouros de ferro e não há problema em beber água destas torneiras de rua, uma vez que é potável e fresca. Se a cede apertar, basta procurar  por uma destas pequenas fontes.


5. Não há como fugir da comida de rua. Os italianos adoram fazer refeições de rua e um dos lanches favoritos é mesmo a pizza, embora a forma como a comem possa variar de cidade para cidade. Para além da pizza, também adoram massas, não fossem eles os grandes inventores de muitas delas, como a lasanha e os canelones. Em cada rua, porta sim, porta não, existem pizzarias e spagueterias, e fica difícil para os turistas que não conhecem minimamente a cidade fugir deste tipo de refeições.

6. O pequeno-almoço tipicamente romano é um café ristretto ou um cappuccino e um cornetto (versão italiana do croissant), no entanto nunca peçam um cappuccino depois 10h, ou após uma refeição. Segundo os populares, o leite vai fazer mal à digestão e os empregados de mesa até podem recusar-se a servir.


7. Normalmente diz-se que em cada esquina é possível encontrar uma igreja católica. Exageros à parte, em Roma existem mais de 900 igrejas.

6 comentários:

  1. Na minha viagem de finalistas do 9º ano visitei Roma durante 4 dias, e adorei!
    É uma experiencia incrivel! Beijinhos

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST

    ResponderEliminar
  2. É dos países que mais temos curiosidade em conhecer. Parece-nos muito, muito bonito! Muito obrigado pela partilha!!

    ResponderEliminar
  3. Já fui a Roma e adoreiiiii, sobretudo o Coliseu e fórum romano :)

    Claudia - Mulher XL
    www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar
  4. Embora nunca lá tenha ido, tenho um pequeno fascínio pela Itália e é mesmo das viagens, senão a viagem que mais quero fazer. Conhecer Roma, Veneza e Florença está nos meus planos há muito tempo :)
    Gostei muito de ficar a saber mais sobre a cidade!

    ResponderEliminar