Viagens | Dicas para fazer a mala

Conhecer o destino | Pesquisa sobre o clima que poderás encontrar no teu destino, mas também sobre a cultura, tradições e regras de vestuário, e assim evita levar roupas que muito provavelmente não vais usar. O ideal seria levares um conjunto para cada dia, isto se for uma viagem de curta duração, no entanto, se planeias fazer algumas compras no teu destino, leva menos do que isso.

Faz uma lista | Antes de começares a fazer a mala deves fazer uma lista com tudo o que precisas de levar, desde roupa, sapatos, produtos de higiene, medicamentos, e outros como o carregador do telemóvel, máquina fotográfica ou o guia turístico.

Organiza a roupa | Normalmente uso duas formas de arrumar a roupa na mala. A técnica dos rolinhos consiste em dobrar a peça e enrolar individualmente, depois é só encaixar uns nos outros. Sinceramente é a minha preferida, porque ao contrário do que parece, a roupa não fica muito amarrotada (o que também depende do tecido). Outra forma é colocar na mala a roupa dobrada e por camadas, sendo que no fundo devem ficar as mais pesadas e, em cima destas, as mais leves para que não sejam amarrotadas pelas mais pesadas.Os espaços vazios podem sempre ser ocupados com os saquinhos com bijutaria, por exemplo.

Os sapatos primeiro | Escolhe sapatos versáteis e que sirvam para várias ocasiões, no entanto, se fores fazer longas caminhadas, o conforto deve vir em primeiro lugar. Para ganhares algum espaço na mala, podes colocar as meias dobradas dentro dos sapatos e arrumá-los direitinhos em tocas para o cabelo ou sacos de plástico.

Opta por peças de roupa básicas | A não ser que sejas uma pessoa mais arrojada e que não tenha medo de misturar padrões, leva maioritariamente peças básicas. Facilitam-te as combinações e ainda te poupam tempo na hora de saltar da cama e ir passear.

Produtos de higiene, maquilhagem e medicamentos | Ajusta as quantidades que levas destes produtos aos dias que vais estar em viagem. Se a viagem for de curta duração, opta por levar quantidades reduzidas de produtos de higiene, utilizando os recipientes próprios para viagem, o mesmo para os medicamentos, onde podes levar caixinhas próprias com o número de comprimidos necessários, sem que leves a caixa inteira. Em viagens de longa duração, vê se não compensará comprares no destino.

Bagagem de mão | Os documentos, objetos eletrónicos e de valor devem sempre ir connosco. Os produtos de higiene também devem ir na bagagem de mão, e em caso de viagem de avião, devem colocá-los em recipientes pequenos (até 100 mL). Boa ideia será levarem um conjunto de roupa extra, caso chegues ao destino sem mala.

Snacks | Deverás levar sempre alguns snacks contigo, uns pacotinhos de bolachas ou fruta desidratada, por exemplo, especialmente de fores fazer uma viagem longa, assim evitas gastar um pequeno balúrdio em comida no aeroporto e no avião, ou se fores de carro, nas áreas de serviço.

Deixa sempre algum espaço na mala | Se saíres de casa já com a mala a rebentar pelas costuras, arriscas-te a teres de comprar outra mala ou a pagar o excesso de bagagem na viagem de regresso. Convém fazeres conta com aquelas lembranças que irás comprar durante a viagem.

3 comentários:

  1. Gostei das dicas! Uso a técnica dos rolinhos nas gavetas em casa mas nunca me ocorreu usar na mala, tenho de experimentar! kiss^^

    Patsilvarte : blog | youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o grande desafio desta técnica é que os rolinhos têm que ficar bem feitos, senão corremos o risco de chegar ao destino com a roupa toda amarrotada.

      Eliminar
  2. São ótimas dicas!
    A técnica dos rolinhos também é a minha preferida, já que organizo muito melhor a mala e o espaço com que fico é notório :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar