Saúde | Manutenções e mais manutenções

Desde a primeira e última publicação sobre o aparelho ortodôntico que muita coisa já aconteceu nos meus dentes. Em Dezembro, um mês depois de ter colocado o aparelho inferior, coloquei o superior e, apesar de me terem dito o contrário, foi mais difícil habituar-me ao aparelho superior do que ao inferior. Não por uma questão de dor, porque sinceramente nos primeiros dias doem os dois, mas porque me faz uma certa impressão no lábio.

Na última manutenção, em Janeiro, a pessoa já sabia para o que ia. As consultas passam a ser mais curtas porque é só trocar os elásticos. Pensava eu que por uns meses ia ser só isto. Para além da troca de elásticos, que dói um bocadinho porque um elástico novo tem sempre mais força do que os que já estamos a usar há um mês, foi-me acrescentado duas coisas novas.

A primeira foi uma mola para que pudesse abrir espaço entre o primeiro pré-molar e o primeiro molar, isto porque o segundo pré-molar, quando nasceu não tinha espaço no sitio certo, então foi parar ao palato (ou céu da boca). Então, é preciso abrir espaço entre os dois dentes para posteriormente puxá-lo para o sitio certo. E tenho cá para mim que isto vai demorar uma eternidade.

A segunda novidade foi o levantamento de mordida. Uma das partes más de já ter trabalhado numa clínica dentária é saber o que se faz e como, incluindo nas manutenções dos aparelhos. Portanto, já imaginava que não ia ser nada confortável. Isto porque o levantamento de mordida é colocar uma massa nos dentes molares para que os dentes não consigam tocar uns nos outros e assim não ficarem bloqueados para se poderem mexer e irem ao sitio certo. Então, o problema aqui foi não conseguir descansar o maxilar, o que trouxe até algumas dores de cabeça durante as duas primeiras semanas.

Agora, a poucas horas de mais uma manutenção, é esperar que o meu médico não se lembre de nada de especial hoje e começar a pensar na cor de Fevereiro.

5 comentários:

  1. Sei tão bem o que isso é. No meu caso, também usei molas e tinha os dois caninos de pernas para o ar a nascer literalmente para dentro do nariz. Não me perguntes como, mas que eles estão no sítio deles estão. Tiveram de me arrancar dois dentes, uma mini cirurgia para colocar uma espécie de corrente elástica presa nos dentes caninos e ao arame do aparelho. Todos os meses a dentista puxava a corrente um bocadinho mais para baixo até eles estarem onde estão hoje.
    No geral, tive dores horríveis, passei fome durante alguns dias sobretudo quando mudava os elásticos. Depois de muitos anos de aparelhos, tirei em 2013 para ter de voltar a colocar em 2017 porque os dentes voltaram a mexer graças a um aparelho de contenção que me devia ter feito bem e fez pior. Tirei em Janeiro deste ano e espero nunca mais ter de o voltar a usar. Estou exausta de dentistas e de gastar dinheiro em aparelhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitada de ti! Esta também é a segunda vez que uso, porque a primeira correu bastante mal e durou pouco tempo (felizmente foi há demasiado tempo para me recordar). Espero, sinceramente, que não haja um próximo :O

      Eliminar
  2. PS. No fim, compensa por todas as dores e coisas menos boas ;)

    ResponderEliminar
  3. Na altura que eu usei aparelho, colocaram-me logo a nível superior e inferior, por isso não sei dizer o que custou mais.
    Mas quanto às manutenções concordo, são imensas e todas muito chatinhas!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar