Livros | O Rouxinol

"O Rouxinol" foi-me oferecido no Natal e, confesso que ficou alguns dias ali a olhar para mim, à espera que me desse o click. Nunca tinha lido nada de Kristin Hannah, mas fiquei fã da sua escrita fácil e nos prende a uma boa história. 

No decorrer da história, afeiçoamo-nos às personagens, vivemos as suas razões e motivações, revoltamo-nos com elas. Mais do que mais um livro sobre a II Guerra Mundial, este traz uma nova perspetiva, focada nas mulheres que lutaram na guerra contra a ocupação Nazi, contra as regras ditadas por Hitler e que eram impostas pelos comandos alemães, sobre mulheres que, sozinhas, cuidaram dos seus pertences e dos seus filhos enquanto os maridos estavam em parte incerta. É mais uma história não real, mas ainda assim não deixa de ter a sua veracidade quanto aos factos e acontecimentos reais.

É inevitável colocarmo-nos na pele das mulheres violadas, traídas, esfomeadas por puro lixo humano. Mas, felizmente, também percebemos que é em tempos de guerra que, apesar de vir à tona o pior do que o ser humano é capaz de fazer, também são nestes tempos que o melhor da Humanidade vem ao de cima. Existe sempre mais amor, mais coragem do que se imaginava ter.

Este é mais um livro para nos recordar o passado sobre o qual parece que não aprendemos nada. Para nos lembrar que ainda podemos usufruir do nosso maior bem: a nossa liberdade!

1 comentário:

  1. Tenho mesmo que ler esse livro, já está na minha lista há algum tempo, adoro o facto de ser sobre a Segunda Guerra Mundial, mas com um pequeno twist, de se centrar na mulheres :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar