Livros | Todos Devemos ser Feministas

Chimamanda Ngozi Adichie foi convidada a fazer uma palestra no TEDxEuston, uma conferência anual sobre África, a qual teve um impacto enorme. Tornado o seu discurso, intitulado de We Should All Be Feminists, num símbolo do Feminismo, este foi adaptado para livro para que pudesse chegar a mais pessoas.

É realmente muito pequeno e de leitura bastante acessível, e também traz um conto escrito pela própria, chamado "Casamenteiros". Mas no que toca ao seu discurso escrito, Chimamanda consegue abordar o verdadeiro significado do Feminismo, como a defesa da igualdade social, política e económica entre os sexos, que infelizmente ainda não se observa em praticamente lugar nenhum, diria eu.

Não é, de todo, um discurso de ódio ao sexo oposto, nem é dirigido apenas a mulheres. Explica as acções e os argumentos muito enraizados atualmente, como mundo tipicamente machista e, mais importante, reforça a urgência e a necessidade da luta pela igualdade entre géneros e para isso, é imperativo mudar a forma como as raparigas e os rapazes são educados.

O Feminismo diz respeito a todos nós. "Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso da expectativa do género".

Livro disponível na: WOOK e Bertrand

1 comentário:

  1. Não conhecia este livro, mas conseguiste deixar-me muito curiosa!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar