Roma, Itália | Coliseu, Palatino e Fórum Romano

O Coliseu é a principal atração turística de Roma e também o maior anfiteatro do mundo! O bilhete de entrada no Coliseu dá direito à entrada no Palatino e Forúm Romano. Ambos ficam perto do Coliseu, cuja visita demora cerca de uma hora, no entanto, para o Palatino e Forúm Romano são necessárias pelo menos três horas para que desfrutem de tudo.


Coliseu
O Anfiteatro Flavio, mais conhecido por Coliseu, foi erguido há cerca de 2 mil anos durante a Dinastia Flaviana, com início no governo do Imperador Vespasiano e terminou com o seu filho, Tito. 
Aqui decorriam grandes combates de gladiadores, bem como outros espetáculos, como simulações de batalhas marítimas, de caça de animais selvagens e encenações de famosas batalhas da mitologia clássica. Estima-se que tinha lugar para 50 a 80 mil espetadores.
Atualmente, parte do edifício está em ruínas, no entanto, decorrem constantes obras de modo a reconstruir o que foi destruído ou roubado.
Para esta visita, nos alugámos um audioguide - existem em várias línguas, incluído português do Brasil -, que ao longo da visita nos deu algumas curiosidades interessantes.


Palatino
Apesar de termos começado a visita pelo Coliseu, algumas pessoas optam por comprar os bilhetes na entrada para o Palatino e Fórum Romano, pelo facto de não existir filas tão grandes, e também por começar a visita por aqui.

Roma é formada por sete colinas e, segundo a lenda, foi na Colina do Palatino que a cidade foi fundada, pois foi neste local que os irmãos Rómulo e Remo foram amamentados pela loba. Até se diz que a gruta da loba se situa alguns metros abaixo destes edifícios.
Pela sua história e localização, vários palácios foram construídos ao longo do tempo pelos vários imperadores, e foi aqui que muitos deles viveram.


Fórum Romano
O Fórum Romano está situado num pequeno vale entre o Monte Palatino e o Monte Capitolino.
Este foi, em tempos, um espaço público no centro da cidade, que abrigava o centro político, administrativo e comercial de Roma. Ali encontravam-se o senado, o parlamento, comércios, templos sagrados e locais de entretenimento.
Com o fim do Império, e ascensão da cristianização que foi responsável pela destruição de muitos templos antigos, a zona do Fórum foi usada como pedreira, onde retiravam materiais de construções antigas para erguerem novos edifícios, destruindo-o. Por isso, o que vemos hoje é uma fração mínima do que um dia foi o centro do Império Romano.
Fotografias da minha autoria, não utilizar sem aviso prévio!

Sem comentários:

Enviar um comentário