O Dia Europeu da Memória das Vítimas do Estalinismo e Nazismo é celebrado todos os anos a 23 de Agosto, desde 2008, ano em que foi assinada a Declaração de Praga sobre a Consciência Europeia e Comunismo. O Dia da Fita Preta, como também é conhecido, foi criado para relembrar as vítimas de todos os regimes autoritários e totalitários, vítimas das deportações e dos extermínios em massa na Europa.
Cada vez mais acho que datas como esta são importantes de celebrar. É importante refletir sobre o passado. Será que não aprendemos nada, enquanto sociedade? A maior parte de nós, felizmente, não viveu durante este tempo, e tudo o que sabemos foi adquirido através de filmes, documentários e livros, mas será o mundo cego o suficiente para não perceber que as ideias e ideais que culminaram nas práticas monstruosas dos regimes ditatoriais, continuam na cabeça de muitos?
Como podemos colocar nos governos e em grandes cargos pessoas que defendem as raças puras e a religiões superiores? Pessoas racistas, xenófobas e homofóbicas? Pessoas que defendem o extremismo, o radicalismo, a discriminação? Com é possível existir uma parte da população deste mundo supostamente evoluído a apoiar estes ideais?

Sem comentários:
Enviar um comentário